segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Crespos ou cacheados?


Hoje em dia é bem difícil encontrar um cabelo “cacheado ou crespo”. Não tem jeito: a moda pega, a tecnologia facilita o acesso às escovas progressivas e definitivas, e os cachos vão desaparecendo da maioria das cabeças.
E quem mantém a cabeleira enroladinha chama atenção. Afinal, vamos admitir, cabelos crespos ou cacheados bem cuidados são lindos demais, não é mesmo? Quem tem cabelos lisos adora e morre de vontade de ter!
Mas você sabe qual a diferença entre cabelos crespos e cacheados?
Geralmente, basta ter um pouco de volume que a pessoa classifica seus próprios cabelos como crespos. Mas é preciso saber identificar direitinho. Pois, quando a gente reconhece o tipo real dos nossos fios, podemos optar por produtos que atendem às necessidades específicas dos cabelos.
As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas.
A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por consequência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós. Além disso, os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade.
Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos. A atriz Kika Bruno, 32 anos, tem cabelos cacheados e achava que seus cabelos eram crespos. “Quando comprava produtos leave-in para cabelos crespos percebia que os fios ficavam opacos e sem movimento”, conta.
Kika é uma das pessoas que não abriram mão dos cachinhos. “Tenho pouco cabelo e, quando faço escova, percebo isso. Gosto dos meus cabelos, pois refletem o meu jeito de ser, mais leve e natural”, complementa.
Apesar das diferenças, o cuidado diário dos cabelos crespos e cacheados são bem semelhantes:
  • Lave os cabelos com shampoo indicado para seu tipo de cabelo, massageando suavemente e evitando usar água muito quente.
  • Enxágue bem os fios e, em seguida, aplique o condicionador, também massageando suavemente.
    Enxágue bem, novamente, para remover o condicionador.
  • Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
  • Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Tome cuidado para não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento.
Outras dicas importantes:
  • Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
  • Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado.
  • O corte regular evita o ressecamento dos fios.
Em outro post, vou trazer para vocês uma novidade sobre uma técnica para secar os fios e deixar os cachos lindos. Aprendi dando uma passeada no blog “cabelos cacheados” que indiquei aqui. E você, tem mais dicas para cuidar dos cachos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário